Crash Bandicoot é um jogo eletrônico que fez muito sucesso nos anos 90 e ainda é muito lembrado até hoje, principalmente pelos jogadores mais antigos. A história de Crash começou em 1996, com o lançamento do jogo para Playstation, mas a sua criação aconteceu um pouco antes, em 1994.

O projeto foi liderado por Andy Gavin e Jason Rubin, dois jovens estudantes da Universidade de Harvard. Eles tinham a intenção de criar a mascote perfeita para a Sony, a fim de concorrer com personagens famosos de outras empresas, como Mario da Nintendo e Sonic da Sega.

O nome “Crash Bandicoot” foi escolhido por ser um animal típico da Austrália, que, segundo a dupla, combinavam com a personalidade irreverente e despojada do personagem. O design do marsupial foi inspirado no Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, onde os criadores fizeram um esboço do personagem durante uma viagem à cidade.

Ao longo dos anos, Crash passou por diversas fases e tramas. No primeiro jogo, ele tinha que resgatar a sua namorada das mãos do cientista maluco Neo Cortex. Nos jogos seguintes, o protagonista precisava proteger a sua ilha dos vilões que tentavam destruí-la, além de explorar cenários mais complexos e cheios de detalhes.

Mesmo depois de tantos anos desde o seu lançamento, Crash Bandicoot continua sendo uma das séries mais queridas pelos gamers. A franquia já teve mais de 20 jogos lançados, sendo sete deles da série principal. No entanto, é impossível falar de Crash sem citar os três jogos clássicos: Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot 3: Warped. Estes jogos foram relançados em versão remasterizada em 2017, e fizeram um enorme sucesso no Playstation 4.

Entre os personagens de Crash Bandicoot, podemos destacar Coco Bandicoot, irmã mais nova de Crash, que também é uma grande amiga e aliada. Ela é inteligente, destemida e gosta de aventuras. Outro personagem popular entre os fãs é o Aku Aku, uma máscara mística que protege Crash durante as fases e dá dicas para os jogadores.

Além dos personagens, o universo de Crash é marcado pelos seus cenários coloridos e animados, que fazem parte da sua identidade visual. Desde a ilha onde Crash vive até as áreas mais urbanas, como Los Angeles ou Nova York, todos os cenários são ricos em detalhes e apresentam diversas interações.

Crash Bandicoot surgiu em uma época em que os jogos eletrônicos ainda não eram tão populares quanto hoje, mas mesmo assim conseguiu conquistar uma legião de fãs. Hoje, a franquia ainda é muito lembrada pela sua história e pela nostalgia que traz aos jogadores.

Em 2020, a série comemorou 25 anos de existência e continua sendo um sucesso, tanto entre os jogadores mais antigos quanto entre os mais novos, que estão descobrindo o universo de Crash e se apaixonando por ele. Com certeza, Crash Bandicoot veio para ficar e ainda terá muitas aventuras pela frente!